VISITA DA MINISTRA DOS POVOS INDÍGENAS NO ESTADO DO ACRE

06/09/2023 17:33

No dia 02 de setembro de 2023, a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara visitou a aldeia Mutum, que está localizada na Terra Indígena Rio Gregório, no município de Tarauacá para participar do Festival Mariri, um evento da etnia Yawanawa que está ocorrendo no período de 01 a 07 de setembro. A ministra estava acompanhada da senhora Célia Xakriaba, que atualmente exerce o cargo de Deputada Federal (P SOL) pelo Estado de Minas Gerais.

O organizador do Festival ficou é o Cacique Biraci Brasil, que é uma liderança muito atuante e dedicado a promover a cultura dos indígenas da etnia Yawanawa. Este trabalho de divulgação da cultura, costumes, culinária e a forma de preservação do meio ambiente é uma marca registrada, que atrai pessoas do Brasil inteiro e de diversos países do mundo, uma vez que muitos estrangeiros estiveram presentes na Aldeia Mutum para prestigiar o evento.

O festival Mariri conta com a participação dos indígenas, que são os verdadeiros protagonistas do evento, demonstrando suas raízes culturais e étnicas demonstrando tanto à Ministra Sônia Guajajara e à Deputada Federal Célia Xakriaba e aos diversos visitantes, um compromisso com a história do Brasil, destacando as peculiaridades de um povo rico no conhecimento e na preservação da floresta Amazônica, sendo um exemplo para a sociedade.

A ministra Sônia Guajajara e a Deputada Célia Xakriaba prestigiaram o evento com diversas exibições como danças típicas, apresentações de cenas do cotidiano da vida indígena, os alimentos da dieta da etnia Yawanawa e outras apresentações culturais. Os visitantes que tiveram a oportunidade de participar do Festival Mariri, puderam contemplar muitas experiências com os indígenas e aprender a importância de valorizar a natureza.

A visita da ministra e da deputada federal ocorreu até o dia 03 de setembro, ocasião em houve o retorno para Cruzeiro do Sul AC e depois para Brasília DF. A visita da ministra foi motivo de muita honra para o cacique Biraci Brasil e para o povo da etnia Yawanawa, que tiveram a oportunidade de demonstrar a grandeza dos seus trabalhos, exaltando a cultura indígena acreana como forma de mostrar ao mundo, suas riquezas e tradições.

 

 

Voltar