UNIRON comemorou o dia mundial do meio ambiente ampliando arborização do seu Campus I

11/06/2021 12:10

No dia 05 de junho, data que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a UNIRON celebrou, ampliando a arborização do seu Campus I, na Avenida Mamoré, 1520. O plantio das árvores foi realizado por acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Sanitária e contou com a presença dos docentes Alcimar Rodrigues da Silva, Gisele Mercês e Rogério Silva.

As árvores no espaço urbano possibilitam muito mais que aspectos estéticos, auxiliam na purificação e na umidade do ar, redução da emissão do gás, contribuem para o controle térmico, ajudam na contenção de alagamentos, além de devolver o oxigênio para a atmosfera.

De acordo com que o filho do casal Isaias e Claudionora afirma, “Além de trazer sombras para o meio urbano, as árvores também ajudam vários ecossistemas e espaços públicos, e participar de algo assim é gratificante e prazeroso saber que estamos ajudando o nosso meio ambiente”.

Atualmente no 9º período de Engenharia Ambiental e Sanitária, Karolaine Ost Medeiros de Matos, acredita que a experiência de “pôr a mão na massa”, é gratificante, pois aprendem em sala de aula que as árvores proporcionam inúmeros benefícios para o ecossistema e para o bem-estar na vida humana. Conforme a filha predileta da dona Eleane: “Plantá-las é um dos métodos mais eficazes e baratos para reverter impactos ambientais causados pelo homem. É um ato de fé e amor com o planeta, pois nos ensina a ter paciência, já que, para colher o fruto é essencial saber esperar. E isso gera em nós a esperança de poder proporcionar um futuro onde haja um equilíbrio natural”.

Aos 26 anos, nascida em Tocantins, Suzane Rodrigues Menezes, alegra-se ao lembrar que há anos desfrutamos do trabalho de pessoas que pensaram o paisagismo da UNIRON no passado. Segundo a futura Arquiteta e Urbanista, que está no 9º período e é mãe da Lunna e Donna, relata, “É tão lindo quando os ipês floreiam o gramado. E hoje pudemos participar dessa composição. Daqui a algum tempo o cenário estará totalmente renovado e vamos lembrar do plantio de cada mudinha”.

O jovem Iego Mateus de Sá, que está cursando o penúltimo período de Engenharia Ambiental e Sanitária, sentiu-se contente em poder contribuir. Segundo o filho do seu Cícero relata, “Plantamos a semente da esperança para oferecermos um futuro mais próspero para quem está por vir, e assim a nova geração poderá olhar para a história e agradecer”.

A Direção da UNIRON, parabeniza e agradece aos participantes que contribuíram neste projeto, que irá deixar um legado importante para o futuro, dada a importância de uma arborização planejada. Além disso, contribui para a formação dos futuros profissionais e mostra o compromisso da Instituição com a preservação do meio ambiente.

FONTE: www.newsrondonia.com.br

 

Voltar