Nível do rio está em 7,77 metros, segundo a Defesa Civil Municipal De acordo com a Defesa Civil, previsão é que ele continue baixando.

27/12/2015 22:51

RIO TARAUACÁ TEM NOVA VAZANTE, MAS CONTINUA SENDO MONITORADO

 

Defesa Civil continua monitorando Rio Tarauacá(Foto: Divulgação/Defesa Civil )

 

O Rio Tarauacá apresentou vazante neste sábado (26), segundo informou a Defesa Civil Municipal. O rio está com a cota de 7,77 metros, na medição das 9 horas e baixou meio metro. Nesta sexta-feira (25), ele apresentou a cota de 8, 3 metros.

Durante a semana, segundo a coordenadora da Defesa Civil em Tarauacá, Raimunda Alves, o rio ficou acima da cota de alerta, 8, 50 metros, várias vezes e por isso está sob monitoramente constante.

Nova cheia

O rio Tarauacá começou a subir no dia 22 de dezembro, quando atingiu 8,58 metros, oito centímetros acima da cota de alerta. Desde então, a Defesa Civil tem ficado em alerta para a subida do rio e população recebeu sobreaviso.

No dia 23 de dezembro, o nível chegou a 9,27 metros,ultrapassando 69 centímetros da cota de alerta de 8,50 metros. Na ocasião, a Defesa Civil se preparava para retirar as famílias, caso o rio chegasse a 10 metros.

Enchente histórica

Localizado a 400 km da capital acreana, Rio Branco, o município de Tarauacá ainda se recupera após ter passado por 12 enchentes entre novembro de 2014 e março de 2015.

A enchente histórica que atingiu a cidade em novembro de 2014 levou o prefeito Rodrigo Damasceno (PT-AC) a decretar estado de calamidade pública.  O nível do rio ultrapassou os 12 metros e atingiu mais de 70% da cidade.

Em dezembro do ano passado, o governo federal liberou R$ 794 mil para cobrir despesascom atendimentos às vítimas da enchente.

Em fevereiro deste ano, Damasceno afirmou que a prefeitura estimava um prejuízo de 40 milhõesna zona rural e urbana. Já no mês de março, a União liberou R$ 1.033.210 para a cidade, que deveria ser usado na execução de ações de socorro e assistência.

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!