NECESSIDADE DE DOAÇÕES A MIGRANTES NA FRONTEIRA DO ACRE

20/03/2023 11:51

Foto: Jair Ribeiro Correia da Silva - Internet

Nos últimos dias houve um aumento considerável de migrantes que chegam na fronteira do Estado do Acre com a Bolívia e com o Peru. Os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, localizados na fronteira com Cobija na Bolívia e o município de Assis Brasil, que faz fronteira com Inãpari no Peru, são os mais afetados com o aumento dos estrangeiros, que chegam diariamente no Brasil, na situação de refugiados com o objetivo de buscar melhorias de vida.

Os protestos que têm ocorrido no Peru, através de bloqueios das rodovias, onde os manifestantes pedem a saída da atual presidente, tem provocado desabastecimento de alimentos e de combustíveis, gerando uma situação de dificuldades neste país. Neste contexto, muitos migrantes têm vindo para o Brasil com a finalidade de realizar compras de gêneros alimentícios e de abastecimento de combustíveis, de forma temporária ou para fixar moradia como refugiados.

Os migrantes que mais chegam são de nacionalidade venezuelana, peruana, colombiana e de países da África. Estes estrangeiros chegam nas cidades de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, sendo realizada nesta última, os procedimentos de regularização de entrada no Brasil e depois os migrantes se deslocam para outros estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para estabelecerem moradia.

Durante o período de permanência na fronteira do Acre com o Peru e Bolívia, os migrantes ficam abrigados nas Casas de Passagem, localizadas nos municípios de Assis Brasil e de Brasiléia. A casa de Passagem de Brasiléia fica no Santuário São Francisco de Assis, situado na Rodovia BR-317, no Km 05, saída para Assis Brasil conta com uma estrutura de 24 beliches, mais 20 colchões sobressalentes, possuindo uma capacidade de lotação para abrigar até 68 pessoas.

Segundo o secretário de Assistência Social Djahilson Américo, o número de migrantes pode aumentar nos próximos dias. A Casa de Passagem de Brasiléia, está aberta a doação: de materiais de higiene, limpeza, alimentos, cobertores e lençóis. As doações podem ser realizadas no Santuário São Francisco de Assis, ou falar com a Secretaria de Assistência Social do município, que tem se empenhado para dar o suporte e receber os migrantes.

 

Voltar