ADOLESCENTES INDÍGENAS PERAMBULAM BÊBADOS PELAS RUAS DE FEIJÓ; ÍNDIO DENUNCIARÁ COMERCIANTES À PF

11/11/2015 13:06

Mulher diz que alguns indíos já estão ameaçando pessoas para conseguir dinheiro

Já virou rotina presenciar adolescentes indígenas bêbados pelas ruas do município de Feijó, distante de cerca de 300 quilômetros da capital Rio Branco. As fotos, feitas e divulgadas pelo site radiofmfeijo.com, mostram que índios, com a idade entre 12 e 14 anos, bebem cachaça, na beira de uma rua movimentada, no centro da cidade.

 

Garotos indígenas são flagrados consumindo bebida alcoólica/Foto: Rádio FM Feijó

Os jovens ficam normalmente às margens do rio Envira, onde desembarcam juntamente com os pais e ficam perambulando pelas ruas. “É fácil eles comparem bebidas nos bares, onde a lei não é cumprida, Na maioria das vezes, passam a manhã pedindo dinheiro nos comércios e, assim que conseguem o suficiente, correm para os bares, felizes, como se fossem comprar brinquedos ou até mesmo comida”, declarou uma comerciante, que pediu para não ser identificada. Ainda segundo a mulher, alguns já estão ameaçando pessoas para conseguir dinheiro. “Já vi eles o usando drogas no coreto da praça”, diz a comerciante, indignada, chamando alguns dono de bares de criminosos. “São dois crimes: eles são índios e menores de idade”, alertou.

O presidente da Federação do Povo Huni Kui do Acre (Fephac), Ninawá Huni Kui, disse que vai denunciar os comerciantes à Polícia Federal ao Ministério Público, além da responsabilizar solidariamente a prefeitura, o governo estadual e a Fundação Nacional do Índio (Funai).  “Infelizmente isso é uma realidade que muito nos entristece”, comentou ele.

O coordenador regional de Funai, Luiz Valdemir Nukini, disse que o órgão está fazendo um trabalho de conscientização junto aos líderes indígenas. “Estamos passando por uma reformulação e isso é uma das nossas prioridades”, declarou o líder indígena, alertando os comerciantes que a Polícia Federal está investigando a prática criminosa

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!